Charge retratando a corrida espacial entre as potências: Estados Unidos e União Soviética |
A Guerra Fria se originou da divisão do mundo em dois blocos, o socialista e o capitalista. Foi uma Guerra sem combate físico, onde as duas potências se preparavam para uma possível Guerra. Houve um grande investimento em tecnologia, com destaque para a indústria bélica. Esse período ficou conhecido como “Corrida Armamentista”.
A corrida espacial foi uma das grandes marcas da Guerra Fria. Em 4 de outubro de 1957, com o lançamento do satélite Sputnik I, começa, oficialmente, a ocorrida espacial. Esse fato pressionou os Estados Unidos, pois os soviéticos tinham saído na frente. Em novembro do mesmo ano, os soviéticos enviam a cadela Laika como tripulante da nave Sputinik II para o espaço, sendo o primeiro ser vivo a realizar essa façanha.
Cadela Laika em primeira viagem de um ser vivo ao espaço |
O primeiro homem a viajar no espaço foi Yuri Gagarin, também soviético. Em 12 de abril de 1961, fez um voo orbital que durou um pouco menos de uma hora. Até o momento, a URSS dominava a corrida espacial. Nesse mesmo ano, os EUA enviam seu primeiro homem ao espaço, no dia 5 de maio. Foi uma medida desesperada para contrapor a demonstração tecnológica dos soviéticos.
Nessa época, ambas as potências já almejavam mandar um homem a lua. Os Estados Unidos, depois de muito investimento, criaram o Projeto Appolo, que levaria homens à lua. A expedição Apollo 11, depois de um investimento de 20 bilhões de dólares, fez pousar na Lua a primeira nave. Os soviéticos começam a ficar atrás na corrida espacial. Depois da grande conquista dos Estados Unidos, e também da humanidade, a URSS não conseguiu mais acompanhar o desenvolvimento tecnológico e foi perdendo sua força.
O grande investimento feito em pesquisa serviu para o desenvolvimento da educação e para outras conquistas tecnológicas muito importantes para a humanidade. A corrida espacial, junto com a corrida armamentista, serviu para consolidar a hegemonia das Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário